Bancada de Trabalho com Morsa

 




Olá pessoal, desde que comecei a minha aventura com o DIY que tenho vontade de fazer uma bancada de trabalho, mas como eu sou chato, eu queria uma bancada com morsa lateral, igual aquelas bancadas de marceneiro antigas ... só tinha um problema, encontrar o parafuso da morsa, e não foi por falta de procurar, mas parecia que esse parafuso estava extinto   rsrs ...


Mas eis que, numa de minhas visitas ao shopping do inventor, eu encontro no meio das latas de cerveja e refrigerantes um parafuso de morsa .... e o melhor de tudo, estava completo, só faltava a alavanca ...




Com o parafuso em mãos, parti para a escolha das madeiras e recuperei vários pedaços de vigas de peroba que sobraram do telhado ...


Levei até uma madeireira e pedi para cortar e aparelhar nas medidas que eu precisava ....

O primeiro passo foi montar a parte da frente da morsa, e não foi tão fácil como eu imaginava, arredondar a quina da peroba no formão não é mole ... fazer os furos para o parafuso e a guia já foi mais fácil ...

Nada que uma furadeira num suporte de coluna e algumas brocas chatas não resolvessem ...










Com a morsa pronta, construí os pés da bancada, sendo que em um deles eu iria instalar a morsa ...

Para fixar os espaçadores dos pés, usei cavilhas de 12 mm, garantindo dessa forma que o conjunto não se movesse ...




Com o primeiro pé pronto, o segundo ficou mais fácil ....






Pés prontos, próximo passo instalar as travessas ... para isso usei parafusos de 80 x 5 mm





Após a instalação das 3 travessas, opa, só 3? sim, só 3, na frente da bancada só vai uma travessa na parte de baixo, a parte de cima tem que ficar livre para se poder usar sargentos para fixação de qualquer ferramenta que seja necessária ... mas voltando, depois das travessas fixei as vigas que formam o tampo ...

Essa barra de rosca contínua (de 12 mm) foi usada para travar os pés, usei uma embaixo de cada espaçador ... e para fixar o tampo usei novamente os parafusos de 80 x 5 mm ...





Tudo fixado, coloquei a bancada na posição normal, cortei o excesso de barra de rosca contínua e taí o resultado, uma bancada de trabalho robusta, pesada e com morsa lateral ...




A bancada estava pronta, mas tinha que ficar bonita, então apelei para o stain cor de canela pra dar uma avivada na madeira ....




Abaixo detalhe da morsa com a porca embutida no pé da bancada ....





Postagens mais visitadas