Como Afiar Serras e Serrote



Como afiar uma serra e um serrote

Uma serra ou um serrote bem afiados e com uma trava perfeita são essenciais para cortes rápidos e fáceis. Se a serra ou o serrote precisarem ser afiados, você pode mandá-los a uma oficina especializada ou então realizar esse trabalho, poupando, assim, tempo e dinheiro. Para começar, tente afiar uma folha de serrote que seja relativamente nova, na qual é fácil reconhecer os ângulos dos dentes.

Utilize uma lima triangular, ou de 3 quinas — uma de 150 mm para serrotes normais e outras serras grandes e outra de 80 mm a 100 mm para serrotes de costas •—, e ainda um alicate de travar, ou travadeira, para assegurar a constância do ângulo de dobra dos dentes.

Em primeiro lugar, fixe o serrote numa prensa, colocando uma peça de madeira — régua — de cada lado, para que aquele fique bera apertado em todo o seu comprimento.

Com um serrote de recortes, dê a estas peças de madeira a forma necessária para se adaptarem ao cabo e aperte-as na prensa, deixando apenas os dentes do serrote salientes. Se preferir, você pode construir uma armação própria para afiar.


Partindo do cabo, lime o primeiro dente que se encontre rombudo, mantendo a lima inclinada para a frente. Se se tratar de um serrote de serrador, segure a lima horizontalmente e em ângulo reto com a folha.

Se se tratar de um serrote universal, de traçar ou de costas, trabalhe com a lima numa posição horizontal, mas com uma inclinação de cerca de 60° em relação à folha. Guíe-se pelo ângulo original e, por duas ou três vezes, lime firmemente, mas com cuidado, o dente que pretende afiar, até todo o lado brilhar, incluindo o bico.

Passe para o terceiro dente, deixando, portanto, um de intervalo, e assim sucessivamente até o fim da folha, afiando todos os dentes voltados para a frente. Depois, vire o serrote de modo que os dentes já limados apontem para o sentido contrário e repita a operação.

Travando a serra e o serrote
Segue-se a operação da trava, como pode ser visto na figura ao lado. Antes de começar esta operação, levante um pouco mais a serra entre as réguas de madeira. Ajuste o mostrador graduado da travadeira de modo que o número que aparece na parte superior corresponda ao número de dentes por polegada que a folha possui. Se preferir, você pode utilizar um número mais alto para obter uma trava mais fina, no caso de querer usar o serrote principalmente para madeira mole.

Trave os dentes alternadamente; em seguida, vire a serra para travar os restantes. A travadeira é usada tal como um alicate comum, adaptando-se ao dente que será travado por meio do aperto dado aos seus cabos.

Postagens mais visitadas